domingo, 28 de fevereiro de 2010

Assim sou eu: um acolchoado maluco.

Desde que li esse texto pela primeira vez, me identifiquei.
Me acho diferente, controversa, mas feita do jeitinho do que Deus planejou, e isso pra mim basta.
Colorida, barulhenta, meio brava e muito direta às vezes... mas com um coração bom e perdoador, extremante sensível, romântica, amiga e verdadeira.
Assim sou eu... UM ACOLCHOADO MALUCO
E minha vida, tem um propósito. Não estou nesse mundo a passeio...

Apreciação de Arte
 
Senhor,
Às vezes quando olho
Para a minha vida
Parece-me como um despretensioso
acolchoado de retalhos...
Pitoresco, mas não suficientemente "artístico"!
Há pedacinhos e partes de
Tecidos e cores,
Retalhos de pano,
Os dias da minha vida...

Quando tu começaste a reunir
Os dias da minha vida
Tu devias saber
Onde cada pedaço se encaixaria...
Tu me disseste que fui
Por modo assombrosamente maravilhoso
Formada...
E eu creio em ti, Senhor,
Eu creio!
Eu posso não ser um tapete de veludo,
Mas mesmo acolchoados malucos
Têm propósito;
Para esquentar e
Dar conforto e
Colorir um quarto!

Seja o que eu for, Senhor,
Tu me fizeste...
Amorosamente,
Cuidadosamente,
Reverentemente,
E exatamente certa!

Joy Morgan Davis
 
Inspirado em Salmos 139

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Tenho coragem de sonhar



Os sonhos fazem a diferença entre viver uma vida e realmente viver uma vida. Mas alguns de nós, envolvidos nos negócios desta vida, esquecemo-nos de sonhar. Eis algumas sugestões:
  • Identifique em que direção você gostaria de crescer e então comece a sonhar sobre as possibilidades de chegar lá. O escritor Gary Hardaway comenta: "Devemos sonhar, porque fomos feitos à imagem dAquele que vê as coisas que não são e quer que sejam."
  • Procure um lugar sossegado. Sente-se e deixe que seus pensamentos perambulem. O que Deus já fez em sua vida? O que Ele ainda poderia fazer? Considere, apenas por um momento, o que não é mas poderia ser. Sonhe além do que você já é.
  • Os sonhos começam com perguntas como esta: "Se pudesse fazer alguma coisa que quer fazer com uma hora extra por dia, o que seria?" Às vezes os sonhos tem suas raízes no passado. "Quando você pensa na sua infância, o que fazia com seu tempo de folga?" Os sonhos também espiam pelos cantos da nossa vida e bem nos lugares em que vivemos, dando-nos dicas sobre como crescer.
Identifique em que direção você quer crescer. Então comece a sonhar um sonho para sua vida e faça um plano.

(When dreams die, Moody Monthly)

*Foto: Outono de 2009, Praia de Copacabana, sonhando... hoje, tenho vivido realizações de sonhos que sonhei ali...

Arlen

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A pedra preciosa e seu garimpeiro

De muitas e muitas conversas que tenho tido e ouvido de um tempo pra cá, nasceu no meu coração o tema que se intitula essa postagem.
Alguns amigos, quando comentei sobre o título sacaram do que eu estava falando rs, mas e você, entendeu?
É o tema que tem cercado a maioria dos jovens cristãos, solteiros e que estão esperando em Deus, e gira em torno da seguinte questão: por que será que eu oro, conheço tanta gente bacana e não acontece?
E não são só as moças que fazem esse tipo de comentário... os rapazes também, acredite.
Pois é... pretendo falar um pouquinho sobre o que penso a respeito.
Eu sou moderna. Mas acredito que princípios fundamentais devem ser matidos desde os primórdios. Sou romântica à moda antiga, que ainda acredita em flores, bilhetinhos e poesia (pois é, como diz uma amiga minha, 'os brutos também amam' rs). E por isso, acredito que quando uma moça se reserva a esperar em Deus por um rapaz, se espera também que o rapaz tome a atitude da aproximação.
Do outro lado, os rapazes falam que não tem nenhuma garota que eles possam se aproximar... ué... então, sendo assim, onde é que está o erro??????? 
Me faço essa pergunta sempre!!!!
Daí me veio ao coração que as mulheres (e sem ser feminista) são como pedras preciosas... talvez rapazes, garimpeiros, não estejam conseguindo enxergar o valor e o brilho das pedras que estão ao redor.
Envolvida pelo assunto, fui pesquisar e ler um pouco sobre garimpo, pedras preciosas e voltei minha atenção para o trabalho do garimpo e as pedras preciosas mais encontradas no solo brasileiro, que é a nossa terra (raros casos que os garimpeiros daqui vão buscar pedras fora, acho que entendem a metáfora né?! rs)
Lendo, entendi que o trabalho do garimpeiro não é um trabalho fácil. Ele começa cedo, muitas vezes seguindo os passos do pai, que também foi garimpeiro a vida toda. O garimpeiro arrisca a saúde e até mesmo a própria vida em minas escuras, barro, umidade, com explosivos, muito pó, em busca daquela que vai mudar sua vida: a pedra preciosa... que está escondida em algum lugar esperando por ele. Ele nem sempre está sozinho na busca, mas, aquele que encontra sua pedra, é o dono da pedra.
A pedra, escondida em rochas, na terra, está ali guardando seu valor, esperando que o garimpeiro a encontre para tirá-la daquele ambiente escuro e poder mostrá-la a todos o seu valor, sua descoberta - (nossa.. eu to aqui viajando.... será que vai caber aqui tudo que está vindo na cabeça rsrs).
Mas, existem vários tipos de pedras preciosas, são diferentes, encontradas em lugares diferentes e sua forma de descoberta também difere uma da outra.
Li um pouco sobre as pedras preciosas que tem mais destaque no solo brasileiro:
  • Ametista: ela fica dentro da parte oca da rocha, que é chamada geodo, no fundo da mina. E, quanto mais escuro o tom lilás, mais valiosa ela é. As atividades vulcânicas propiciaram muitas dessas pedras no Sul do país.
  • Turmalina paraíba: raríssima, e é muitíssimo valiosa. É encontrada entre o caulim e a argila
  • Opala: chamada 'rainha das cores'. É uma pedra muito sensível, sua extração não pode ser feita na picareta, pois pode quebrar com a vibração e para conservá-la tem que ser em algodão umedecido.. (me identifico com ela rs).
  • Diamante: é o mais durável, muito escondido, difícil para ser encontrado. Uma curiosidade é que o diamante não pode ser misturado com outras pedras, pois ele pode riscar fácil demais.
Pois é, mas essas são apenas curiosidades sobre o nosso solo brasileiro em relação a suas pedras preciosas, existem outras pedras por aqui mas, o que eu queria ressaltar é: que diversidade não?!
Elas são diferentes, encontradas de forma diferente, mas todas possuem seu valor e sua peculiaridade.
De repente garimpeiro, você está procurando um diamante, mas no seu solo existe uma turmalina que é rara e só pra você. Ou você espera uma  opala  mas pode encotrar uma ametista, tão valiosa quanto.
Cada um vai ter sua pedra, não tem como você imaginar que sua pedra preciosa, ou até mesmo a forma de extração dela vai ser igual a do seu outro amigo garimpeiro. E nem no mesmo tempo...
Bom, sem querer fantasiar demais e ser mais direta: abra os olhos! Você pode ter uma riqueza ao seu lado, e não percebeu! Ei Isaque, vá buscar Rebeca... ela está do lado do poço esperando rs.
E para as pedras preciosas espalhadas por aí... toda pedra preciosa quando encontrada, é encontrada em seu estado bruto: o processo de lapidação vem com o tempo... permita-se ser lapidada, mudada, adequada e ser a jóia que o garimpeiro sempre sonhou - isso te lembra o princípio de submissão? Hum.......
Não existe ninguém igual a ninguém. Acredito que Deus tem uma história de amor peculiar para cada pessoa.
Permita-se conhecer pessoas e permita que as pessoas te conheçam.
Garimpeiro, seja inteligente e perceptivo, paciente, perseverante e entenda que o solo que você está pode te preparar surpresas. Deixe Deus ser Deus e te dirigir ao encontro da pedra certa, a sua pedra.
Pedras preciosas, jamais esqueçam o seu valor. Independente do tempo que demore para que você seja encontrada, lembre-se: você sempre vai ter o seu valor. Guarde-se como uma jóia, guarde suas emoções, não se permita ser roubada por  garimpeiros gananciosos que só querem desfilar com você como um prêmio... existe um garimpeiro especial que vai encontrar você, e fazer de você uma jóia brilhante e linda. Ore para que Deus permita que  apenas o garimpeiro certo te encontre.
Ahhh... estou suspirando rs...
Que Deus abençoe a vida sentimental de cada um de vocês.
Vale a pena esperar em Deus.
Vale a pena orar.
Vale a pena ser um jovem na presença de Deus. Não troque sua primogenitura por um prato de guisado... não vale a pena deixar o melhor de Deus por uma oferta banal.

Sejam felizes, amem muito e sejam amados... e que todos tenham um ' Foram felizes para sempre' =)

Essa é a minha oração por mim, e por todos vocês.



segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Quando fui pro sertão...


Do dia 03 ao dia 24/01 estive envolvida num projeto missionário no sertão da Bahia - mais precisamente, em Andarái, no sertão.
Foi uma experiência singular, ímpar, única.
Vi, senti e vivi o cumprimento da Palavra que diz que rios de água viva fluiriam de nós (Jo 7:38).
Vi almas se rendendo ao Senhor pelo poder da Palavra através da pregação, louvor, conversa, comunhão, atenção... Fui tratada, quebrada, confrontada, amada pelo Senhor... conheci pessoas especiais que deixaram marcas pra toda vida.
No sertão foi tudo intenso, verdadeiro, forte e pra sempre.


Quando fui pro sertão...

Quando fui pro sertão, fui marcada: marcada pelas promessas e pelo chamado de Deus que apagam marcas do passado.
Quando fui pro sertão, fui tratada: vi meu caráter sendo forjado num tratamento intensivo de mudança de vida - senti-me numa clínica - 'A Clínica de Deus'. Alguns a chamam de olaria como o profeta, outros a chamam de deserto, eu a chamo de sertão mesmo.
Quando fui pro sertão, fui confrontada: eu posso fugir de qualquer pessoa, menos de mim mesma. E muitas vezes quando olho no espelho que reflete Jesus, vejo o quanto preciso lutar para estar à Sua imagem e semelhança.
Quando fui pro sertão, abri meu coração: descobri tesouros, ganhei amigos, fui amiga. Vivi a razão de estar em aliança: não tem divisão e dura pra sempre - inquebrável.
Quando fui pro sertão pus nas malas o futuro, lá vivi o presente e deixei o passado pra trás.
No sertão descobri que a vida com Deus é muito mais que um mero discurso...
Entendi que as experiências com Deus estão além das paredes da igreja.
Rompi meus próprios limites.
Fiz festa no Céu!
Quando fui pro sertão, voltei... e então entendi que lá era o meu lugar.
(Arlen Gomes - Jan/2009 - Andaraí - sertão da  Bahia - Brasil)